quarta-feira, 9 de julho de 2014

Os filósofos Gregos e Romanos da Antiguidade


A partir do século VI a.C. a mitologia deixou de ser a única maneira de explicar a origem do homem e do universo. Surge a filosofia, uma nova proposta de analisar os fenômenos naturais e a vida como um todo. A razão e o conhecimento científico são a perspectiva pela qual os grandes pensadores deverão observar o mundo em sua organização. Da observação, as ideias vão tomando forma e das ideias, são elaboradas as teorias que influenciarão gerações. As escolas  sofistas surgiram no século V, eles ensinavam que os cidadãos deveriam estudar e desenvolver espirito crítico, falar bem e desenvolver-se artisticamente, pois assim estariam aptos a exercer cargos políticos, no comércio e atuar no crescimento da comunidade. Entre esses filósofos podemos citar: Górgias, Leontinos e Abdera.


Ao mesmo tempo surgiu no cenário filosófico Sócrates (470-399 a.C) até hoje considerado um dos principais filósofos. Ele inaugurou a filosofia Humanista e criou a Maiêutica (parto das ideias), cujo método era aplicado com base em perguntas e respostas. Sócrates acreditava que o homem poderia aprender a ser virtuoso, já que a virtude era uma ciência. Sócrates acreditava na existência de uma única divindade, pois segundo ele, esta era a posição mais alta que e não havia “espaço” para mais de um Deus, foi acusado de romper com os deuses gregos e por isso foi preso e obrigado a envenenar-se. Ele não registrou nenhuma de suas teorias, somente depois de sua morte seu discípulo Platão elaborou e organizou suas ideias. Os filósofos gregos são divididos em duas categorias.

1 - Pré-socráticos:-

Tales de Mileto (624 – 556 a.C.) é considerado o primeiro filósofo. Deixou poucos escritos, sabe-se que ele acreditava que o mundo fora formado a partir da água. Anaximandro (610 – 547), discípulo de Tales, além de filósofo ele foi geógrafo, matemático, astrônomo e político.
Heráclito (535 - 475 a.C.) considerado o "pai da dialética", ao contrário de Tales, ele acreditava que todas as coisas eram advindas do fogo.
Pitágoras (570 – 496 a.C.) foi o primeiro a se considerar “amigo da sabedoria”, metafísico, músico, matemático. Desenvolveu o teorema que leva seu nome e a proporção áurea que ele associou a tudo que existe, inclusive às medidas do corpo humano.

2 - Pós-socráticos mais importantes:-

Platão (427-347) fundou a Academia de Atenas, desenvolveu suas ideias a partir das teorias de seu mestre Sócrates. Platão ensinava que era preciso separar o real das aparências, pois havia um mundo real que sobrepujava o plano visível.
Aristóteles (384-322), fundador da escola Liceu de Atenas, ele desenvolve a lógica e a incorporou à Teoria do Conhecimento. Ele tentou demonstrar a existência de Deus como o “primeiro motor imóvel”. Criou métodos para alcançar o conhecimento, por conceitos que partiam do geral para o específico.

Os gregos influenciaram a arte, a religião, a cultura, a filosofia. Os romanos assimilaram a cultura grega, e como um povo ligado mais a prática do que à teoria, eles adotaram os valores e os aplicaram à vida diária. O dialeto grego (Koiné), resultado do helenismo, foi um elemento importante na difusão do pensamento grego. O pensamento grego com que os romanos se identificaram pode ser dividido em três linhas de pensamento: Ceticismo, que defende a ideia da dúvida como requisito para qualquer análise; Epicurismo, diz que o bem é o resultado da prática da virtude e Estoicismo, que aponta a supremacia da razão em detrimento da emoção, o prazer ou mesmo o sofrimento.

Dentre os muitos filósofos romanos destacam-se:

Sêneca (4 – 65 d.C.), representante do estoicismo, cria na predestinação do homem, era adepto de uma vida simples, serviu no palácio de Nero como professor até que foi obrigado pelo próprio Nero a suicidar-se.
Cícero (106 – 43 a.C.) era escritor, o que facilitou a disseminação do seu pensamento, influenciado pela filosofia grega, foi responsável por introduzir nas em Roma, as escolas de filosofia grega.

A invenção e o desenvolvimento da escrita pelos sumérios, a criação da imprensa de tipos móveis por Joannes Gutenberg por volta de 1439, foram fatores indispensáveis para que as culturas antigas chegassem às gerações posteriores. Dificilmente a “simples” tradição oral chegaria tão longe, já que de acordo com oditado popular “quem conta um conto aumenta um ponto”. O pensamento dos grandes homens da antiguidade já teriam se perdido no tempo, se não tivessem sido em algum momento, registrados e preservados. O legado dos antigos filósofos nos faz aprender, concordar, discordar, refletir, elaborar, realizar, ensinar, etc. A humanidade está em pleno desenvolvimento, mas ainda é “uma criança” que vai buscar no passado o conhecimento que agrega à vivência de hoje, e embora os tempos sejam outros, continuamos correndo atrás das mesmas coisas, ou seja, respostas para as coisas mais simples da vida. O que não podemos esquecer é que enquanto buscamos essas respostas, estamos construindo o legado para gerações que ainda virão.

Referências biliográficas:
Arruda, José Jobson de A. – História Antiga e Medieval – 5° ed. – São Paulo: Editora Ática, 1982.
Cáceres, Antonio Pedro Florival Cáceres - História Geral, 1942 - série sinopse – São Paulo: Editora Moderna, 1976.
Durant,Will, Os Pensadores – A História da Filosofia, Editora Nova Cultural.
Enciclopedia Geografia Ilustrada Volume I – A Descoberta do Mundo - São Paulo: Editora Abril, 1971.
Enciclopedia Simpozio (Versão em Português do original em Esperanto) Gaarder, Jostein, O mundo de Sofia - Romance da História da Filosofia, Companhia das Letras.
Os Pensadores – Aristóteles, Editora Nova Cultural.
Os Pensadores – Platão, Editora Nova Cultural.
Os Pensadores – Rousseau, Editora Nova Cultural.
Solomon, Robert C. e Higgins, Kathleen M.,“Paixão pelo Saber - uma Breve História da Filosofia”, Editora Civilização Brasileira.
Zweig, Stefan, Biblioteca do Pensamento Vivo de Darwin Editora Martins, São Paulo.

Zweig, Stefan, Biblioteca do Pensamento Vivo de Tolstoi, Editora Martins, São Paulo.

7 comentários:

  1. Top! Continua postando pq isso realmente ajuda! 😜

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Gostaria de saber mais sobre Socrates,Aristóteles e Platão. Obrigado!
    Poeta Cícero Melo Imperatriz 🇧🇷

    ResponderExcluir
  3. Filosofia é uma disciplina que muito me apraz! Estou em busca de mais conhecimento sobre os dez maiores filósofos da história.
    melocicero787@gmail.com

    ResponderExcluir